terça-feira, 22 de abril de 2008

Um longo caminho

Pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios mostra que a divulgação do Código de Ética das empresas para a sociedade ainda é uma cultura incipiente no país.

Das 500 maiores empresas brasileiras, apenas 148 (quase 30%) possuem e divulgam seu Código de Ética no próprio site. Das 352 restantes, 105 o fazem, por serem de capital estrangeiro, no site global da companhia (das quais somente 15 com traduções para outros idiomas, entre eles o português).

Significa que, se um cidadão brasileiro sem fluência em inglês quiser conhecer a orientação de condutas e práticas de uma empresa local, só conseguirá encontrá-la em 163 empresas (das quais 15 encontrando a versão taduzida em sites estrangeiros). É muito pouco, considerando-se que são as 500 "maiores" empresas do Brasil.

Abaixo disso, a coisa deve piorar ainda mais.

Outro dado interessante da pesquisa é a fraca disposição das empresas para mostrar no site o balanço das atividades sociais, ainda que o tema faça parte das preocupações de qualquer diretor de marketing minimamente sensato hoje em dia. Me lembrou uma coluna que fiz no ano passado, mostrando como as empresas não estavam preparadas para divulgar suas ações sociais (www.fenacon.org.br/pressclipping/2007/outubro/folha/folha301007.htm ) - coloquei esse link, pois a leitura é fechada para assinantes da Folha e do UOL.

Segue também o link para a pesquisa sobre o Código de Ética, que traz ainda bons artigos de especialistas e representantes do terceiro setor:

http://etica4.tempsite.ws/images/pesquisa_codigo_etica_2008.pdf