segunda-feira, 14 de abril de 2008

Plágio na Academia?

Recebi hoje do geógrafo Rogério Jorge, da USP, uma denúncia de plágio de seu trabalho. Segue abaixo o texto escrito pelo próprio geógrafo. Os documentos que ele enviou em anexo (que não posto aqui apenas por ficar muito extenso) realmente apontam para um plágio. Tentarei checar com a outra parte envolvida.


"A história é mais ou menos assim: quem detectou a duplicidade, dia 31 de março, foi o estudante de geografia Marcos Nicolau Santos Silva, da Universidade Estadual de Viçosa. Há algumas semanas nos correspondíamos, já que ele entendia que seu TCC tinha algumas semelhanças com minha dissertação de mestrado. Então, nesse dia, ele me contou que seguia sua pesquisa e utilizava algumas palavras-chave no Google, quando se deparou com um texto muito parecido com o meu...

Daí em diante, tenho denunciado o larápio dessa forma:

O artigo "O Papel do Território como Estratégia de Desenvolvimento de Regiões Rurais", publicado em 2007, nas revistas Campo - Território da Universidade Federal de Uberlândia (vol. 2, nº 4) e Espaço & Tempo da Universidade de Brasília (vol. 10, nº 1), são de minha autoria e não de Freed Vieira Ribeiro. Este senhor se apresenta como mestrando em geografia pela Universidade Federal de Goiás, mas na verdade é um batedor de carteiras ordinário, que já foi flagrado em outra ocasião, cometendo o mesmo delito. Daquela vez, subtraiu o trabalho do professor Marcelo Rodrigues Mendonça, da UFG – Campus Catalão.

O texto que reclamo a autoria foi baseado em minha dissertação de mestrado, defendida em junho de 2003, junto ao Programa de Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo, orientada pelo professor José Eli da Veiga e publicado originalmente na Revista do Centro de Ciências Administrativas da Universidade de Fortaleza (vol. 9, nº 2, dezembro de 2003). Além desta evidência, tenho diversas outras provas incontestes que estou sendo lesado por esta pessoa, vide: meu Currículo Lattes, Biblioteca Digital de Teses USP e o fato de grande parte da pesquisa de campo ter sido feita no sul da França no ano de 2002.

Os textos que causam minha indignação estão anexados e podem, eventualmente, ser comparados ao meu. Reitero que eles foram publicados sem minha autorização e não parecem configurar plágio, mas diretamente mudança de autoria, além de mutilação de alguns parágrafos. Também é interessante notar que o erro em inglês que cometi no título do abstract permaneceu intocado."