quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Sofisma

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou hoje uma Sondagem Especial sobre Mudanças Climáticas, mostrando que "mais da metade das empresas industriais brasileiras adotaram, nos últimos dois anos, medidas que contribuíram para o controle das emissões de gases do efeito estufa."


O número me chamou a atenção. E parece pouco condizente com a realidade. Por exemplo: numa conversa recente com o pessoal do Centro de Sustentabilidade da FGV-SP, eles me contaram que o número de empresas brasileiras que hoje conhece suas próprias emissões de gases - ou seja, que tem inventários - não chega a duas centenas. Praticamente todas de grande porte.

Ao conferir a Sondagem, notei o detalhe que pode explicar esse constraste: "A medida mais realizada ou pretendida pelas indústrias é o uso eficiente da energia, assinalada por 75% das empresas."

Bom, usar a energia de maneira eficiente é um ótimo meio para a redução das emissões. Agora, cá entre nós, alguém acredita que tantas empresas fizeram isso pensando pensando nas suas próprias emissões? Para mim, trata-se de um sofisma, uma meia-verdade.


Prova de que é preciso ter muito cuidado com números e pesquisas relacionadas ao tema, que só tendem a crescer. Afinal, como já se disse antes, o papel aceita tudo.