quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Passos

As negociações climáticas que se desenrolam ou se enrolam em Copenhague parecem repetir exatamente os mesmos passos das negociações de comércio exterior entre países. As semelhanças entre ambos os processos, guardadas as devidas proporções, chega a impressionar.

A julgar pelo ritmo de avanço na COP-15, ganha força a tese de que será mesmo o mercado a grande mola propulsora para as mudanças relacionadas ao clima nos próximos anos, especialmente no setor corporativo. Assim como no comércio exterior.

Enfraquecida a possibilidade de um grande acordo global, governos passam a centrar esforços em acordos bilterais e regionais, segundo interesses e pressões específicas. Assim como no comércio exterior.

A participação dos governos se dá mais ativamente em diferentes graus e linhas de regulação, criando uma colcha de retalhos jurídica que, geralmente, mais atrapalha do que ajuda. Assim como no comércio exterior.

O sonho de um grande acordo global não morre, mas se afasta dos centros de decisão dos governos e vira assunto para diplomatas. Assim como no comércio exterior.

Ao menos Copenhague é bem mais charmosa do que Doha.