quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Governo quer estimular a fabricação de carros menos poluentes


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nessa semana a criação de um grupo de trabalho no governo com o objetivo de incentivar fabricantes de automóveis a trazer para o Brasil projetos que se preocupem com o meio ambiente. O grupo será composto pelos ministérios da Fazenda, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia.


A idéia do governo é incentivar o uso de energias renováveis e aperfeiçoar os motores flex (movidos a álcool e gasolina), reduzindo suas emissões e estimulando a produção de carros mais modernos, como os movidos a energia elétrica ou híbridos.


O ministro anunciou ainda medidas de incentivo fiscal para automóveis com motores flex e os movidos exclusivamente a álcool, que ganharão mais quatro meses de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), também com o objetivo de estimular a produção de veículos menos poluentes.


Segundo Mantega, o grupo de trabalho vai produzir o primeiro relatório de resultados no final de março de 2010, quando os novos incentivos fiscais aos carros flex terminarão.