quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Os três mandamentos de Marina

A verdadeira confusão política gerada pelo convite para a senadora Marina Silva se candidatar à Presidência em 2010 pelo Partido Verde (deixando o PT) traz, entre tantos outros já destacados, três ensinamentos importantes:


1) A plataforma ambiental tem, sim, aderência junto a uma parcela importante do eleitorado. E tanto Serra quanto Dilma terão de correr atrás do tempo para se credenciar nesse quesito, no qual são vistos com total desconfiança pelos formadores de opinião.

2) A possibilidade de Marina abraçar uma estratégia de transformar o Brasil em potência ambiental extrapola bastante a simpatia de ambientalistas e acadêmicos. Tem muito empresário de peso por aí apoiando abertamente a idéia - que nunca avançou no governo Lula. Em breve, isso ficará mais explícito.

3) O rebuliço causado pela indicação da senadora e ex-ministra do Meio Ambiente começa a atrair a atenção de outros políticos interessados em abocanhar esse vazio político que até agora ninguém preencheu. Atenção especial deve ser dada aos movimentos de Aécio Neves em Minas Gerais nesse sentido.