segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Empresas planejam adaptação climática

"No momento em que grandes empresas começam a planejar ações de mitigação para conter o aquecimento global, sobretudo as relacionadas à emissão dos gases-estufa, especialistas começam a levantar uma bandeira que deve ter importância crescente para o mundo corporativo nos próximos anos: o ajuste da economia e da sociedade para os eventos climáticos que já não podem ser evitados. É o que os cientistas chamam de "adaptação".

Secas fora de época, tempestades com elevado poder de destruição e ondas de calor alterando as correntes atmosféricas são alguns desses eventos, quase sempre com impactos econômicos e sociais significativos nas regiões afetadas. Como fogem de padrões históricos, são praticamente impossíveis de prever com precisão. E se tornaram uma verdadeira dor de cabeça para setores como a agricultura, as indústrias de seguros e de energia.

"Há uma tendência entre os cientistas de que os esforços hoje deveriam ser mais canalizados para a questão da adaptação do que da mitigação. É como concentrar esforços para tirar um paciente da UTI e depois ver o que é possível fazer em seu tratamento", explicou à Folha o pesquisador titular sênior do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) Enio Bueno Pereira." (...)

Leia a íntegra da coluna publicada na Folha de S. Paulo em:

http://www.agsolve.com.br/noticia.php?cod=2354