sexta-feira, 28 de maio de 2010

Empresas e ONGs reforçam parcerias na área ambiental

"Na quarta-feira passada, durante congresso anual da Abal (Associação Brasileira do Alumínio), o representante de uma ONG ambientalista que participava de debate sobre mudanças climáticas fez uma provocação ao público.

Disse que, se aquele debate fosse realizado cinco anos antes, dificilmente o representante de uma ONG seria chamado para compor a mesa ao lado de empresários e especialistas do governo. Se o debate ocorresse há dez anos, completou, "certamente não seria chamado".

Mais do que uma brincadeira para desanuviar o clima formal do evento, composto em sua maioria por empresários e fornecedores do setor de alumínio, a provocação do representante da ONG revela uma mudança radical no modo como empresas e organizações se relacionam hoje na área ambiental. No Brasil e no mundo.

A desconfiança mútua e o confronto aberto que sempre marcou a relação entre essas duas esferas vêm gradualmente cedendo lugar a uma nova realidade: a formação de parcerias estratégicas, em causas que vão desde a preservação de bacias hidrográficas até a redução das emissões de carbono.

"Imaginar que faríamos parcerias com empresas para defender causas comuns era algo realmente impossível até bem pouco tempo atrás", diz a diretora de gestão do conhecimento da SOS Mata Atlântica, Márcia Hirota.

"Hoje, esse diálogo, historicamente marcado pela disputa, passa a ser cada vez mais o da construção conjunta, especialmente no formato de parcerias", diz ela(...)"

Veja a íntegra da coluna publicada em 25/5 na Folha em:http://ces.fgvsp.br/gvces/index.php?page=Noticia&id=182344