quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Mercado financeiro ignora onda sustentável

"Há poucas semanas, um manifesto cobrando metas ambiciosas na redução de emissões de gases para a reunião de Copenhague (COP-15), em dezembro, causou surpresa. Não por seu conteúdo, semelhante ao de várias manifestações divulgadas naquele momento, mas pelo ineditismo dos signatários: 181 investidores institucionais de peso no mercado financeiro, que juntos administram mais de US$ 13 trilhões em recursos.

A surpresa veio do fato de os investidores serem um grupo geralmente discreto nesse debate. A velocidade com que a sustentabilidade (na qual a questão climática ocupa hoje papel central) vem sendo incorporada nas estratégias de negócios das empresas, inclusive nos bancos, contrasta com a percepção média sobre o tema no mercado financeiro.

"É um paradoxo. Ao mesmo tempo em que o mercado financeiro praticamente ignora essas questões, o setor produtivo e as cadeias varejistas passam a tê-las como exigências cada vez mais presentes", afirma o professor Ricardo Abramovay, da FEA-USP."Veja o caso da carne rastreada na Amazônia. A decisão das grandes redes varejistas de suspender a compra dos produtos e de instituições como o IFC [International Finance Corporation] de cancelar os financiamentos quase gerou a falência de algumas das empresas envolvidas", afirma. (...)"

Veja a íntegra da última coluna publicada na Folha em: http://www.portaldoeconomista.org.br/noticias/mercado-financeiro-ignora-onda-sustentavel.html

Confira a íntegra do documento citado no começo da matéria em: http://www.ceres.org/Document.Doc?id=495