segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Exageros

Estavam lá, nos jornais do fim de semana. Eram dois anúncios de vestibular, cada um de uma universidade. Um deles destacava, em letras garrafais, "responsabilidade social". No outro, "responsabilidade ambiental".

Interessado, fui ver do que se tratava. A tal responsabilidade social era, na verdade, a garantia de emprego (estágio) para os melhores colocados no vestibular. Traduzindo, uma troca de interesses que nada, mas nada mesmo, tem a ver com responsabilidade social.

No outro anúncio, pior ainda: fazendo o vestibular a pessoa estava ajudando a "salvar o planeta" (sic), pois cada inscrição correspondia a uma árvore plantada.

Os mais otimistas dizem que esse tipo de exagero, na mídia, é positivo, pois terá o efeito de chamar a atenção das pessoas para o tema. Sei não. Às vezes tenho a impressão de que isso só tira o crédito dessa idéia maravilhosa que é ganhar dinheiro pensando de maneira responsável. Vide, por exemplo, o cansaço das pessoas com esse bombardeamento midiático da sustentabilidade. Tomara que eu esteja errado.